Publicado por: lezz | abril 11, 2011

Dica do dia – Melhore a saida do LS para arquivos com versão

Precisei modificar hoje um script de backup e queria uma ajuda do comando ls para facilitar a minha vida😉

Então fui ler a man-page do ls para saber se tinha alguma coisa que pudesse ser útil pra mim.

Para resolver o problema que eu tinha, que era só recuperar o tamanho do arquivo eu precisei do awk tb, mas já que estava lendo a man-page encontrei algumas opções realmente interessantes:

-b
essa opção coloca automaticamente os caracteres de escape ‘\’ antes dos caracteres especiais.
-v
Essa opção foi direto pro meu alias ls ! Ela ordena os arquivos que tem versões no nome, por exemplo:>

    > ls -1            > ls -1v
    foo.zml-1.gz       foo.zml-1.gz
    foo.zml-100.gz     foo.zml-12.gz
    foo.zml-12.gz      foo.zml-25.gz
    foo.zml-25.gz      foo.zml-100.gz

Vejam que a saída padrão coloca o 100 logo depois do 1 e colocando o -v temos a sequência numérica😉

E o meu alias pro ls ficou assim:

alias ls='ls -F –color -bv'

[]s

Leslie


Deixe uma resposta

Categorias

