Publicado por: lezz | dezembro 2, 2009

Configurando o X + teclado no Testing

Ontem resolvi fazer uma atualização do meu note, bem em meio a um monte de datas
críticas (eita idéia de girico)…

Situação: ao finalizar o upgrade de lenny + sid + experimental (sim, eu
tinha pacote de todos esses repositórios, para compilar o digikam direto do fonte) para
testing, o que ocorre?

O teclado não volta mais no X. Nada de teclado nem mouse.
Damn!

Solução: reboot e editar o grub para entrar em modo single, remover o gdm que
entrava logo no boot e me impedia de acessar o console (sem teclado😦 ) e
ver o que podia fazer ….

Bom, fui por onde eu conseguia navegar, e vendo configurações aqui e ali … e
nada.

Já tinha removido e reinstalado o X uma porção de vezes para ver se não tinha
nada de resquício de configuração perdida no meio do caminho quando resolvi
fazer a coisa do jeito certo. Procurar e olhar e ver as configurações.

Comecei tentando a configuração mais óbvia:

<code>
dpkg-reconfigure keyboard-configuration
</code>

e nada de acertar o raio do mapa de teclado, que hora funcionava no console,
hora não.

O Felipe (faw) após me indicar os comandos
<code>
dpkg-reconfigure console-setup
</code>
verificar os locales me lembrou da configuração do console-data, que eu havia
esquecido:
<code>
dpkg-reconfigure console-data
</code>

<pre>
< faw> Selecionar mapa de teclado da lista de arquiteturas
< faw> qwerty
< faw> Brazilian
< faw> Standard
</pre>

Ah, faltou eu contar que meu teclado é um abnt2 ;d
e eu não encontrava mais aonde ficava esse raio de configuração.

Depois de configurar o teclado no console, o X voltou a funcionar com teclado a
contento😉

/etc/default/keyboard
<code>
# If you change any of the following variables and HAL and X are
# configured to use this file, then the changes will become visible to
# X only if HAL is restarted. In Debian you need to run
# /etc/init.d/hal restart

# The following variables describe your keyboard and can have the same
# values as the XkbModel, XkbLayout, XkbVariant and XkbOptions options
# in /etc/X11/xorg.conf.

XKBMODEL="acer_laptop"
XKBLAYOUT="br"
XKBVARIANT=""
XKBOPTIONS="terminate:ctrl_alt_bksp"

# If you don’t want to use the XKB layout on the console, you can
# specify an alternative keymap. Make sure it will be accessible
# before /usr is mounted.
# KMAP=/etc/console-setup/defkeymap.kmap.gz
#KMAP=/etc/console-setup/cached.kmap.gz
</code>

/etc/default/console-setup

<code>
# Change to "yes" and setupcon will explain what is being doing
VERBOSE_OUTPUT="no"

# Setup these consoles. Most people do not need to change this.
ACTIVE_CONSOLES="/dev/tty[1-6]"

CHARMAP="UTF-8"

# The codeset determines which symbols are supported by the font.
# Valid codesets are: Arabic Armenian CyrAsia CyrKoi CyrSlav Ethiopian
# Georgian Greek Hebrew Lao Lat15 Lat2 Lat38 Lat7 Thai Uni1 Uni2 Uni3
# Vietnamese. Read README.fonts for explanation.
CODESET="Lat15"

FONTFACE="Terminus"
FONTSIZE="12×6"

if [ -f /etc/default/keyboard ]; then
. /etc/default/keyboard
fi
</code>

Eh, por hora é isso. Fica como uma nota pra mim mesmo o ocorrido.

Mais uma vez, valeu FAW ;D

—————-

Followup rápido

Tudo isso começou porque o meu X simplesmente insistia em congelar no meio do nada. E dai eu ia lá perder as coisas que estava fazendo.

Algo que eu aprendi foi fazer:

# grep EE /var/log/Xorg.0.log

no meu caso aparecia um erro de DRM / DRI que eu posto aqui depois

A solução mesmo, após usar o google um bocado, foi compilar um novo kernel (eu estava com um 2.6.27).
Agora com o kernel 2.6.31 já não tenho mais o problema com o X😉


Deixe uma resposta

Categorias

