Publicado por: lezz | abril 29, 2009

Edição de Vídeo com Linux?!

Esses dias precisei editar um vídeo AVI, simplemsnete recortar ele para uma apresentação e não tinha a menor idéia do que utilizar pra fazer esse serviço no Linux.

Na realidade eu até tinha alguma idéia, já tinha ouvido falar do Cinelerra (http://www.cinelerra.org).

Instalei o Cinelerra no debian, tão fácil quanto um apt-get install cinelerra e fui tentar usar….

Ele pode ser muito bom para edição profissional de vídeo, mas pra mim que não tinha tempo nem conhecimento sobre edição profissional, mostrou-se bem complicado de entender …

Mais algumas pesquisas, encontrei o Kino (http://www.kinodv.org/) outro com interface gráfica bonito, mas não me acertei com ele… pressa é o que há de mais sacana …

Pow, eu não queria ter que usar o ffmpeg na unha (se bem que já estava lendo a man page dele….), então eu usei mais um pouco o google e encontrei a menção a um tal de Lives num blog …

Eh, o Lives (http://lives.sf.net) se mostrou bem mais interessante para o  que eu tinha que fazer…

apt-get install lives e pronto ???

Não ainda… Se vc quiser salvar a edição, pelo menos no debian vai precisar do pacote lives-data:/ (que não é dependência, mas sugerido🙂 e também traz a tradução para o portugues😉

Gostei desse programa, que “simplezinho” resolveu meu problema, mostrando a trilha de vídeo e as trilhas de áudio e permitindo que eu recortasse uma por uma😉

Fica o lembrete da instalação dos dois pacotes para quem precisar editar algum vídeo no Linux😉


Deixe uma resposta

Categorias

